sábado, 20 de abril de 2024

QUAL O TAMANHO DA POBREZA EM 2050 ?

 Os indicadores básicos da produção de alimentos, com vistas aos próximos 30 anos são preocupantes, levando-se em conta, por exemplo, que a seca tem causado sistematicamente sérios transtornos nas previsões agrícolas. A safra mundial de trigo 2018/2019 de 745 milhões de toneladas não foi suficiente para atender um consumo de 751 milhões. 

A agricultura consome sozinha 70% do consumo mundial de água, e ainda assim, existe uma estimativa para 2050, nos próximos 26 anos, de um aumento de 400% de água na agricultura que irá alimentar 9 bilhões de pessoas. Essas projeções são cada vez mais conflitantes com o crescimento populacional, o que leva crer um aumento significativo na propensão marginal de consumo, com menores quantidades de alimentos para um número cada vez maior de pessoas. Essa expectativa de oferta vem sempre acompanhada com as turbulências inflacionárias, penalizando a população desprotegida.

A marginalização da pobreza é feita pelo alimento que lhe é negado. A fome é consequência do processo hipócrita de causa e efeito, os planos internacionais de parâmetros específicos, não são ponderados na relação produção/consumo destinados aos mercados, incluindo o solidário das populações pobres do planeta, sabendo-se, sobretudo, que não são os responsáveis pela  crescente aceleração do índice de insatisfação de consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário