terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

A GRANDE POTÊNCIA DO SÉCULO XXI

 O grande projeto mundial para o desenvolvimento teve como pilares o poder industrial baseado no consumo de energia, a pesquisa científica no agropecuário, na tecnologia de ponta para a produção e nas agências internacionais e seus protocolos de controle do comércio.

O êxito desse projeto dependeria de outras forças que surgiriam com a evolução do consumo e com ele a mudança de hábitos da sociedade. 

A tecnologia da comunicação foi responsável pela globalização do comércio, derrubando o muro de Berlin e todos mitos ideológicos do passado, tanto do Ocidente como do Oriente. A sociedade se tornou livre e unida nos quatro cantos do mundo, não permitindo mais que as verdades corressem por canais exclusivos dos poderes governamentais. A Internet nascia como a mãe de todas as nações.

Todavia, o ser humano tem como seu maior inimigo a solidão e foi assim que cada vez mais, desesperadamente ele construiu as megalópoles que se tornariam os monstros devoradores de todas as produções de qualquer natureza de forma insana sem um olhar em volta de si mesmo.

O aproveitamento dessa angústia pelo consumo determinou a formação dos cartéis e das commodities capacitados ao controle dos mercados e na exploração de todas as fontes de recursos do planeta. O resultado não poderia ser outro do que o esgotamento e exaustão dessa atividade depredatória.

Por isso nota-se um movimento político tão preocupado com esse quadro. Não que seja por cuidados humanitários, o retrospecto da história não sugere o mínimo ânimo pela esperança do retrocesso. Cabe sim, e sobre isso acredito, que os países detentores de grande patrimônio de recursos naturais sejam mais cautelosos sobre a ambição externa.

Quem tiver maior patrimônio natural será considerado como potência econômica e social.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário