domingo, 9 de novembro de 2014

O USO DOS RECURSOS E AS DESIGUALDADES

       A história da humanidade sempre teve dois lados: Os ricos que manejam o poder, e os pobres que sustentam a sua riqueza em troca de nada. Se a ciência e a tecnologia do mundo desenvolvido trouxessem mais conforto para todos os povos e também servisse para que os mais necessitados não ficassem cada vez mais afastados da evolução da realidade moderna, os conflitos sociais através do mundo já teriam acabado. A pobreza avançou numa taxa de crescimento nos países mais pobres de forma acelerada, revelando de maneira explosiva uma enorme pressão social.
A tecnologia só tem servido aos grandes conglomerados, o caminhar de sua utilização levanta a dúvida: para quem ela realmente serve? O desenvolvimento das técnicas de produtividade e comunicações fortaleceram ainda mais a concentração da riqueza internacional, devido, a meu ver, pelo surgimento da automação e robotização na produção de bens e serviços, e do sistema online que acelerou a velocidade da movimentação financeira no mercado mundial.
        O desenvolvimento de um povo e de sua nação começa por seu planejamento, pelo caráter de quem planeja, pelos estudos realistas de longo prazo e por proporcionar condições de vida homogênea no que se refere ao leque de oportunidades e segurança social. A educação teria de ser a área mais importante de todos os governos que já passaram. Se tivéssemos ao longo do tempo optado em nossas estratégias de desenvolvimento por investimentos substanciais na educação, os dias atuais seriam festejados com a presença de uma população culta e altamente qualificada para atender às grandes exigências da mão de obra que se requer hoje em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário