terça-feira, 25 de novembro de 2014

OS EFEITOS COLATERIAS DA PRESENÇA DO GOVERNO NA ECONOMIA

      Os nossos erros são históricos. A falta de investimentos no desenvolvimento social foi a grande tragédia brasileira. A causa das distorções que surgiram como o aumento da criminalidade urbana, o fracasso no desempenho dos níveis escolares, no desconhecimento total de políticas de incentivos aos jovens em capacitação profissional de mão de obra nas áreas do agranegócios, o surgimento dos movimentos das pessoas sem terra e sem teto, uma nova maneira de se conquistar direitos constitucionais, Uma frente humana contra as repúblicas familiares regionais inclusive,buscando afinal pela presença física e pacífica a realização da esperança de poder ter uma vida mais dígna, trabalhar e produzir.
      No plano político a história conta que os partidos , desde a inauguração da república, só serviram para formação de legendas manipuladas por coronéis ou por dinastias familiares. O custo institucional foi a descrença do povo. O Brasil formou um tipo de eleitor sem convicção ideológica capaz de torna-lo um cidadão participativo das causas nacionais e principalmente do sistema político.É por causa dessa apatia do eleitor que o poli partidarismo se concretizou no cenário do congresso e principalmente neste imenso mar de municípios, ignorantes das suas presenças perante à nação, do isolamento das assembleias. Aí se formaram os currais, os acordos e as bases das leis a serem forjadas e votadas,e, aí é que se consolida um regime plítico ou é aí também que naufraga e morre constituido e construido no país pelo povo.
      Finalmente, a principal dificuldade de se governar o Brasil é a forma como o poder central participa no processo produtivo da riqueza nacional. A presença pública na economia desencadeia todos os vícios já mencionados, sendo que esse entrava é negativo no desenvolvimento das instituições nacionais que formam a base de um regime de democrático forte.Assim, podemos dizer que um país democrático, mas com grande ascendência e influência do poder executivo, é verdadeiramente um país governado por uma ditadura democrática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário