terça-feira, 19 de maio de 2015

A POSIÇÃO 60º NA EDUCAÇÃO TEM EXPLICAÇÃO ?

     A UNESCO apresentou o ranking dos países em nível de educação e essa informação  para o Brasil não deve ser analisada isoladamente. As informações apresentadas pelo IBGE referente  ao ano de 2009 quanto ao rendimento per capita por classe do salário mínimo  para uma população de 192 milhões naquele ano e considerando o valor do salário de hoje, teremos a seguinte configuração:

1- Até 1/4 de R$ 788,00 = 20,5 milhões de pessoas
2- Até 1/2             "         = 35 milhões de pessoas
3- Até  1               "         = 53 milhões de pessoas
4- Até  2               "         = 43 milhões de pessoas

     A soma dessas quatro classes chega a um percentual maior que 75% da população brasileira de hoje. Quando o governo apregoa o avanço da classe média no Brasil, com certeza e não sei porque deixa de avaliar essa pesquisa do IBGE. Entendo, salvo melhor juizo que o nível salarial do terço inferior da classe média deve estar em torno de 5 salários mínimos.
     A indagação que não pode se perder é qual o nível escolar e de formação profissional de uma população de 151 milhões de pessoas com renda per capita familiar que só alcança 2 salários mínimos ? Tenho receio de buscar a resposta quando vejo o noticiário dizer que os candidatos às Universidades Brasileiras, de formação elevada , só não devem tirar nota ZERO em redação da língua portuguesa !
     Tenho receio.........
     .
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário