quinta-feira, 21 de maio de 2020

" A MORTE VISTA DE DOIS ÂNGULOS " '

     Como é difícil para um país ser pobre!!! E quando essa condição é alheada por seu povo, mais pobre ele é.
     O momento que vivemos sob uma catástrofe deveria valer para avaliação do caráter desartificioso do brasileiro. Enquanto o mundo altera o ritmo da economia e da política fiscal no confronto da pandemia, a sociedade do Brasil dá relevância ao confronto entre as ideias postuladas desde 300 anos atrás, muitas delas sem os fundamentos concernentes e inoportunas.
     Essa pandemia está sendo combatida pelos países ricos com uma despesa que se aproxima   aos 7% do PIB, enquanto os países pobres da América Latina já dispendeu um valor de apenas 2,4% do PIB. Ou seja, os ricos podem gastar 3 vezes mais. O Brasil estima um valor da ordem de 1,1 trilhões de reais para um universo de 212 milhões de pessoas, contra 5 trilhões de reais gastos pelas 4 principais economias da Europa cujas populações somadas chegam aos 273 milhões.
     A união da sociedade brasileira precisa estar disposta e atenta para o fato ainda por vir de que não teremos em 2020 os 7 trilhões de reais conquistados em apenas 1,1% do crescimento da economia nacional em 2019. Haverá uma perda sobre aquele valor de aproximadamente -5% na atividade econômica, a única capaz de gerar renda e riqueza!!!
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário