segunda-feira, 6 de julho de 2020

" O CAPITALISTA, O INJUSTIÇADO "

     A defesa do socialismo contra a injustiça que o capitalismo e o dono do capital protagonizam, deve nesse momento passar por uma reflexão desprovida de lógica fundamentalista.Ainda que eu mesmo, desde muito tempo, sempre me mantive com um passo a traz ao tratar do papel do capital no contexto econômico.
     Cabe muito bem ao caso a crítica sobre a premissa de que o dinheiro só serve para a troca. Como poderia existir tal pequena sugestão se não houvesse dentro dela um paradoxo embutido que também diz que o dinheiro acumulado deve servir para a sustentação da economia produtiva, quando ocorrer no espaço temporal o movimento anti-cíclico do trabalho. Ora!!! quando colocamos o capital como mera ferramenta entre o trabalhador e o seu produto, estamos em verdade, cometendo injustiça contra o seu proprietário. Assim como, é claro e verdade, quando esse comete a mesma injustiça contra o dono da mão de obra, em gerar lucro para outrem.
     Melhor nesse momento é ficar com a ponderação necessária e real diante de duas injustiças, ou caso contrário serão duas justiças. Resta compreender que só haverá justiça quando ocorrer em apenas um dos casos.
   
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário