terça-feira, 10 de novembro de 2020

" O AQUECIMENTO GLOBAL É UMA BOMBA NEGLIGENCIADA "

 O desiquilíbrio entre a produção e o consumo mundial de grãos tem elevado índice de insegurança, por se tratar de uma atividade concentrada em um mercado dominado pela demanda do milho e da soja. Com efeito, devemos entender que a produção desses grãos estão entre dois países e a demanda mundial fica refém do preço de um mercado oligopólio.

A safra anual resultante dessa produção fechada é destinada em 1/3 para um único país.

Quais os efeitos possíveis caso haja uma quebra desastrosa nessa engrenagem, como disse, fechada entre um grande centro produtor e um grande cliente consumidor ? Esse temor sempre foi motivo para que economistas, como Schumpeter, visse a atividade econômica como uma inteligência conservadora, dispondo todos os fatores de produção com equilíbrio, observando que a inovação não eliminasse o emprego.

A produção de grãos é perecível e com elevado grau de desperdício. Sua irrigação é puxada de poços esgotados e os rios não tem a proteção ciliar. O questionamento do desmatamento pelo avanço de novas áreas agricultáveis não tem referência sobre a exaustão e abandono do solo pelo envenenamento químico.

A correlação desses efeitos com o setor industrial é suficientemente conclusivo sobre os ciclos identificados em cada época, suas crises, a angústia e o medo do desemprego. 

No mundo existem maiores problemas para resolver do que o tema do desenvolvimento. A teoria do desenvolvimento deve ser revista em seus fundamentos ortodoxos, porque a natureza exige, ou será tarde demais. 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário