sexta-feira, 27 de novembro de 2020

" ONDE FICA LOCALIZADO O "ROOSEVELT RIVER ??? "

 Graças ao desenvolvimento da internet e a retomada da ocupação definitiva da Amazônia pelo governo atual, é que podemos transformar a omissão e a ignorância nacional em um debate construtivo, cônscio da nossa responsabilidade como unidade nacional, sobre a ampla importância daquela região para o Brasil.

Ao sairmos das trevas históricas, descobrimos de forma assustadora que o resto do mundo já conhecia pessoalmente a Amazônia por mais de um século. Incomoda sobre maneira, a ideia de que em plena Primeira Guerra Mundial, no início do século passado há mais de 100 anos, um grupo de cientistas americanos esteve entre Rondônia e Mato Grosso, e que nessa mesma época Theodoro Roosevelt, viajou com Cândido Rondon por vários meses o percurso de 800 quilômetros do rio da Dúvida, que mais tarde seria rebatizado oficialmente como rio Roosevelt.

Aquele antigo presidente publicou então em 1914, o livro "Pelas Selvas Brasileiras", colocando evidentemente  o rio Roosevelt com fama internacional. Posteriormente foram publicados vários documentários pela National Geographic e pela equipe de Jacques Cousteau.

Contudo, não fosse hoje a determinação do governo brasileiro, ainda estaríamos nas trevas, em que pese sabidamente, existirem Organizações Não Governamentais (ONgs) colhedoras da realidade social e também, é claro, das potencialidades econômicas da região. Sabe-se por exemplo, que existem equipamentos de alta tecnologia em uso e que permitem a identificação abaixo do solo: o ferro, o ouro, o diamante e do titânio que é de elevado valor estratégico na produção do aço de elevada resistência. Minérios comprovados em abundância na região.

Essa parte da nossa história deve ser revista e lida com as cores que possam reproduzir o sentimento de convicção se esse solo é nosso e de que também não tenhamos dúvidas que a história mundial também narra os episódios contrários à liberdade e soberania que acreditamos ter. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário