quinta-feira, 13 de agosto de 2015

A DESIGUALDADE ENTRE OS IGUAIS

    A democracia é um ponto de vista ou é o poder de poder ? Vivemos sob a lei e reinados pelos poderes do judiciário, legislativo e executivo que legalmente estabelecem suas remunerações, sempre em níveis acima dos padrões dos trabalhadores. Esses poderes são protegidos por imunidades cuidadosamente redigida na constituição, e ficam livres para barganhas políticas em que todos saem ganhando.
     E que trabalhadores são esses ? Seriam aqueles professores abnegados com a função de educar nossos filhos, ou os médicos estressados dos hospitais públicos abandonados, ou os policiais que morrem na guerra contra a bandidagem, ou os motoristas do transporte público transtornados pelo trânsito infernal, os empregados da limpeza pública, do comércio, da indústria que costumam acordar desempregados, ou os trabalhadores do campo que cuidam do nosso alimento.
     Esses são os desiguais.
     Que sustentam as colunas do regime democrático ou de qualquer outro regime político. A aristocracia segundo o filósofo Aristóteles é formada por uma sociedade política irmanada que constroem constituições viciosas e sistemas de governos combinados.
     Penso com alguma tristeza que enquanto não houver um pensamento igualitário de verdade em nossa nação não haverá democracia ou alguma forma de governo que se aproxime disso.
     Se isso for utopia o que devemos esperar no futuro ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário