terça-feira, 18 de agosto de 2015

CUIDAR DOS RECURSOS É CUIDAR DO FUTURO

     O mundo vive às custas das energias e das matérias primas disponíveis aonde estiverem, e os países que possuem esses recursos terão condições de conduzirem as relações internacionais de comércio.
     A história conta que o rumo das batalhas da segunda guerra mundial foi definido pelo controle do movimento essencial dos recursos que sustentavam a guerra. As invasões tinham como objetivo países que pudessem abastecer os exércitos com combustível e todas as matérias primas necessárias. Naquela época com meus 7 anos de idade participei da guerra, pois juntava sucata de alumínio, formando verdadeiras pirâmides de metal nas ruas que eram enviadas para a indústria de guerra, o Brasil foi importante também no fornecimento da borracha da Amazônia para os aliados.
     O mundo de hoje não é diferente , os países fornecedores de energia ou matéria prima são alvos dos interesses desenfreados pela exploração dessas riquezas, sobretudo a   água, a madeira, as terras raras, minerais e fontes da bio diversidade. Não basta, todavia ser proprietário das riquezas naturais, é preciso a gestão de longo prazo e da prudência da preservação da soberania, e nesse ponto, está o alicerce do desenvolvimento racional e o futuro sustentável da Nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário