sábado, 20 de janeiro de 2018

A DIFÍCIL DECISÃO DA MUDANÇA

     A inovação da tecnologia na agricultura e na indústria, sempre foi impulsionada por um único propósito: o maior ganho de capital, a partir do avanço da produtividade e da velocidade. Agora, o despropósito é a formação de uma commoditie de alta rentabilidade, a do lixo. Se não mudarmos, brevemente, essa será a 5a. revolução, a última criação humana cuja fecundação ocorre em cada ato de se consumir.
     Afinal, qual é a sonhada filosofia que deveria ter a atividade econômica destinada ao Homem no meio em que vive ? Atualmente, a produção de lixo per capita mundial coloca os Estados Unidos como líder do ranking com aproximadamente uma tonelada anual por habitante, seguido pela Alemanha, Reino Unido, Itália, França e Brasil. Esses países em conjunto são responsáveis pela produção em média de 600 quilos de lixo por habitante anual, correspondente a quase 2 quilos por dia.
     O que existe verdadeiramente no mundo, é uma evidente tendência consumista, patrocinada por um sistema produtivo sem o menor interesse em dar importância à qualidade de vida das pessoas e muito menos ao planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário