terça-feira, 3 de julho de 2018

O MUNDO RICO INVADIDO PELA MISÉRIA

     O que está acontecendo na Europa, a meu ver, é a derrota das ideologias que pretensamente seriam a solução do desenvolvimento mundial. O mundo deverá entrar em um novo processo político pelo qual as forças que irão compor o quadro da economia mundial terão que resolver, uma vez por todas, a emigração que foge da fome e da morte.
     O êxodo do século XXI é uma resposta à história da Europa, com a colonização dos países europeus fora do continente. As potências industriais no passado loteavam o mundo, apenas a Inglaterra possuía 50 colônias.
     Não importa mais o conceito imperialista de formulação capitalista ou socialista, pois não conseguiram resolver o problema da desigualdade. Muito pelo contrário, alargaram as distâncias entre os pobres e os ricos. As reuniões entre os países europeus não passam de uma intensão de desespero para acordarem o fechamento das fronteiras do continente.
     Imagino que a burguesia européia não suportará a grande força dos desesperados que atravessam  o mar mediterrâneo. Esses apenas são os colonizados cobrando dos colonizadores o resgate daquilo que lhes pertencia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário