sábado, 14 de julho de 2018

OS NÚMEROS DA REALIDADE QUE ASSUSTAM O FUTURO

     Se existe uma realidade que atravessa o tempo é de quem estiver empregado pelo mundo afora, não deverá confiar em sua estabilidade. Como poderei escrever sobre o emprego na economia enquanto os dados fornecidos sobre taxas de desemprego são geralmente difusos. Os índices de desemprego entre as 10 maiores economias, em números aproximados, somam 50 milhões de trabalhadores. Se levarmos em conta mais 2 dependentes, esse número poderá chegar facilmente aos 150 milhões de pessoas angustiadas.
     A questão da intranquilidade global não está na insegurança militar das grandes potências, ela já invadiu os países em busca de emprego, salário, saúde, educação, segurança e oportunidades. Os recentes acordos na zona do euro são estabelecidos às pressas, visando evidentemente, a proteção das fronteiras e do emprego nacional, diante da pressão migratória. Se voltarmos as vistas para o Brasil e a América do Sul, a crise venezuelana está elevando os problemas sociais já existentes na região, apenas pela fronteira brasileira já passaram no primeiro semestre deste ano mais de 24 mil venezuelanos. Esse grupo vem para se juntar aos 13 milhões de desempregados e aos 11 milhões de analfabetos que sobrecarregam a enfraquecida assistência social do país.
     Portanto, essas são as armas que poderão destruir todas as defesas, qualquer que seja a pretensa potência no mundo de hoje de enormes diferenças econômicas e pseudas solidárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário