sábado, 17 de novembro de 2018

O ESTADO É O ENTRAVE DO DESENVOLVIMENTO

     A obra do Eurotúnel ligando a Inglaterra à França foi financiada pelo dinheiro privado, algo em torno de 50 bilhões de reais, durou 7 anos e teve um atraso de um ano. Um projeto envolvendo duas grandes nações de línguas e moedas diferentes, e principalmente, estruturas políticas de governo com características próprias. O orçamento estourou devido as dificuldades e acidentes por ser uma obra abaixo 100 metros do solo submarino em condições insalubres para os 8 mil operários.
     A ferrovia brasileira Transnordestina de mil e oitocentos quilômetros, uma obra na superfície, tem até agora um pouco mais de 50% concluída. Sua inauguração estava prevista para 2010 e os entraves da administração pública prevem sua conclusão em 2027, projetando um custo final hoje de 13 bilhões de reais. Essa obra pública no Brasil já envolveu duas empresas, um banco e vários fundos e uma concessionária, todas estatais. Tem o controle do Tribunal de Contas, uma Agência de Transporte terrestre, um grupo interministerial e uma comissão especial da Câmara de Deputados, tudo sob o controle estatal.
     Lamentavelmente, sua conclusão ainda depende de capital externo, como está previsto e com a sua natural reciprocidade na exploração da ferrovia quando estiver pronta.
     É isso aí. 

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