sábado, 25 de maio de 2019

SISTEMAS DE APOSENTADORIAS EM EXTINÇÃO

    A previdência social na forma de um fundo compensatório começou a sofrer a sua exaustão no início da década de 50 com as primeiras apresentações do sistema da linguagem Fortran de computação da IBM. Esse sistema ainda era de processamento de dados rudimentar. Hoje, acreditá-se que apenas essa empresa seja proprietária de mais de 8 000 patentes de inteligência artificial.
     A inteligência artificial IA está de fato ameaçando o futuro da economia ! Existem previsões para os próximos 10 anos que o PIB consolidado de 4 países : USA, China, Índia e Brasil some 150 trilhões de dólares, resultado do produto gerado por uma mão de obra que vem sendo substituída progressivamente desde os anos 50.
     Essa afirmação, se baseia em uma experiência particular quando utilizei em uma estatal brasileira os recursos de processamento Fortran. A capacidade de substituição chega a ser desumana e, sem dúvidas, a maior ameaça ao emprego do trabalhador tradicional. O futuro da economia baseado na renda e no consumo deverá ser subsidiado pela produção oriunda da inteligência artificial, assim como o financiamento de todos os fundos de aposentadorias. Vale lembrar que a população dos 4 países mencionados em 2030 poderá ultrapassar 3,5 bilhões, ou  corresponder a quase metade do mundo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário