segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

A ECONOMIA MUNDIAL É UMA TRAGÉDIA

     Nunca me agradou a maneira sempre pessimista ao analisar as previsões do mundo econômico, é como se fosse um enredo perpétuo da mitologia grega. Não tem fim !
     A verdade solidária ficou para trás. Lembro-me, quando ainda criança, colaborava com o esforço de guerra procurando pelos pastos pedaços de alumínio e ossos destinados à indústria. As montanhas que se formavam desse material, eram em verdade, a participação dos países pobres, era o voluntarismo internacional contra um perigo real e iminente.
     O perigo real e imediato que o mundo atravessa com o aquecimento global, tem sua responsabilidade transferida somente para o mundo político, evitando-se a presença nesse problema a sociedade mundial, como se não existisse mais de sete bilhões de consumidores pródigos e acéfalos de todas as formas de energias, de todas as quantidades disponíveis de matérias primas e se não bastasse, todos os refugos são deixados ao relento.
     O poder econômico engendrou uma saída "milagrosa" com o sistema de reciclagem, para que não abandonássemos o consumismo.
     É uma questão de escolha.
     Pelo menos, nos últimos 10 anos não vejo mais os enxames dos cupinzeiros e e abelhas fartos como antes.
     Sou, ambientalista antes de ser economista. Vivo como todos os humanos, no meio ambiente.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário