sexta-feira, 29 de novembro de 2019

A DIFÍCIL LUTA DOS EMERGENTES

     Os governos dos países estão atrelados à problemas que não deveriam fazer parte dos projetos de desenvolvimento. É possível que o maior de todos seja o efeito de fragilidade provocado pelo fluxo cambial, a dependência dos emergentes dos recursos externos tem relação direta com a dívida pública e com a emissão de títulos que dependem de refinanciamento.
     Existe uma insegurança dominante no mercado de fatores conduzida por um sintoma real do encolhimento da economia, com resultados nos custos das reservas cambiais em dólares. No caso dos emergentes, por serem de maior risco de investimentos, o custo dos empréstimos externos são mais altos.
     O desenvolvimento só virá se houver ajuda externa, e todos os governos emergentes sabem disso. Mesmo os países desenvolvidos estão enrolados com os níveis das suas dívidas públicas que atingem na maioria deles, em média 2,5 vezes o PIB e isso já basta que para os países pobres se preocupem, pois o dinheiro necessário para o sonhado desenvolvimento custará caro.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário