sábado, 9 de novembro de 2019

A DEMOCRACIA 300 ANOS AC NÃO VINGOU

     Os pobres e os escravos faziam a maioria da composição da população da Grécia na época de Aristóteles e no entanto é dele que buscamos a sabedoria para entender o que é democracia. Uma interrogação angustiante é imaginarmos que a população grega era pouco mais do que a de uma universidade de porte médio, e mesmo assim, os filósofos sofriam em entender a sociedade.
     O difícil, diziam eles, era de como gerenciar um Estado democrático sem a perfeita definição de democracia. Ora, se a sociedade é pobre o domínio não  será democrático, e naquela época não era. O conflito girava em torno das oligarquias hereditárias. Entre elas ! A grande maioria da sociedade inferior, servia apenas como adorno lateral ou como dizia Heródoto: " na Grécia a pobreza é apenas uma hóspede ".
     Portanto, nos arrastamos pela história tentando resgatar a literatura que não serviu então para um mundo tão pequeno, ao invés do caminho que resta hoje à esse mundo unívoco, ou melhor, a necessidade fraternal do elogio ao contraditório e a solidariedade que servem como o primeiro sopro da democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário