segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

A JUSTIÇA NA TROCA DE RIQUEZAS

     Em época alguma a troca por qualquer cousa seria possível sem que houvesse o confronto entre as leis dos pobres com as leis dos ricos. O resultado da felicidade ou da dor depende do poder de persuasão ou da importância relativa em jogo. O pensamento filosófico da riqueza com o pensamento jurídico formaram para a sociedade desde a sua invenção em uma clave para definir o destino da justiça.
     O Brasil tem hoje a maior riqueza relativa : a Amazônia. Essa riqueza não era brasileira até o Tratado de Tordesilhas, e se tornou brasileira de fato a partir da ocupação catequizadora indígena da Igreja Católica, do desbravamento dos bandeirantes e do sentimento de integração de Marechal Cândido de Rondon. Descobriu-se então uma estrada navegável de mais de 30 mil quilômetros de extensão na soma de apenas dos 10 maiores rios dessa bacia.
     Todos os povos disputam em qualquer campo pela sua soberania como o maior princípio de liberdade alicerçada pela relatividade do valor da riqueza moral e física e é nesse ponto que devo preencher todos os espaços da minha escrita com todas as desculpas ao dizer que o povo brasileiro ainda não perdeu a visão absentista no julgamento do conteúdo de qual deve ser a verdadeira proteção patrimonial do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário