segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

O RISCO DE UM CASTELO DE AREIA

     A economia segue um código de leis entre o homem, a natureza e as suas forças. No início essas forças eram mais previsíveis, mas o mundo mudou !!! A sociedade se tornou demasiadamente perdida, achando que estaria no caminho hedonista, acreditando que isso seria um bem comum. E não é.
     Mais que uma metáfora, o castelo de areia é um aviso que o amanhã é um segredo que percorre o mundo através dos séculos e ainda não aprendemos. É fácil supor nos meados do século passado, grande parte dos economistas não imaginavam que a atividade econômica poderia ser abalada por uma onda de pessimismo gerada pelo efeito globalização.
     Corremos o risco de que esse processo não mude mais !!! Sofremos de uma angústia provocada pela real possibilidade de uma quebra geral nos parâmetros que sustentam o processo produtivo mundial.
     Uma pandemia ou um aumento episódico do clima, é uma realidade para o movimento de capitais destinados aos investimentos, e como não se tem para onde correr, o melhor é pensar na possibilidade de um mundo que será obrigado a retroagir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário