terça-feira, 22 de setembro de 2020

" A ONU ESQUECEU A HISTÓRIA DO DESENVOLVIMENTO MUNDIAL"

 Segundo estudo da Organização Mundial de Meteorologia OMM, a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera atingiu em 2018 novo recorde. Naquela oportunidade ressaltava que 12% das emissões eram produzidas pelos desmatamentos e queimadas de florestas e das mudanças no uso da terra. Acrescentava ainda a contribuição nesse quantitativo em percentual a atividade do campo na produção de alimentos e o uso excessivo de fertilizantes.

Com efeito, não se pode negar a essa verdade, contudo devemos entende-la como meia verdade : e os 88% que poluíram a atmosfera, qual é a origem e a sua causa ?

A partir do início do século XVII o mercantilismo europeu fazia a pilhagem de suas colônias nas Américas, na África e na Ásia. Esse sólido negócio era em verdade o pronunciamento do imperialismo dos países europeus na formação de riqueza e desenvolvimento, que resultaria nos primeiros sinais da atividade industrial e no consequente aumento da aceleração do consumo do carvão e do petróleo.

A Europa se tornou o centro econômico do mundo pelo desenvolvimento da política mercantilista colonial e com a Revolução Industrial, esse berço capitalista, mudou o perfil antropológico dos povos. Foi a indústria o vetor do crescimento exponencial das cidades e com elas a concentração irresponsável de problemas e demandas sociais que levaram o mundo a procurar a eterna promessa de felicidade, acreditando nos sentimentos escondidos do homem.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário