sábado, 5 de setembro de 2020

HOJE SE COMEMORA O DIA DA AMAZÔNIA

 Quase 100 anos atrás começava a era da moto serra, uma máquina inventada na Suíça, um país menor que um município do Estado do Pará. Hoje no mercado brasileiro de máquinas de serraria existem sabres que variam de 40 cm até 28 polegadas, ou 80 cm. Alguns chegam até 1,25 metros!!

Toda a tecnologia madeireira foi desenvolvida pelos países industrialmente desenvolvidos e a medida das madeiras serradas no Brasil ainda obedece o padrão inglês de polegada para atender o mercado internacional.

Até a década de 80 do século passado o mercado de madeira serrada era dominado pelos países asiáticos, colônias de países europeus, para onde se destinavam toda madeira. Como as florestas asiáticas não aguentaram, o destino da exploração desenfreada se deslocou para a Amazônia com uma área que representa metade da Europa.

Estimá-se mais de mil madeireiras em funcionamento no Estado do Pará no comércio de toras, e o destino consumidor continua sendo os países ricos!!!

O caminho é conhecido e certificado.

Um canteiro de enorme estoque de toras no meio da mata é legal e identificado absurdamente de safra anual !!! também chamada madeira certificada. O que ninguém ainda não deu conta é que o calibre das toras de madeira de lei leva cem anos para alcançar o porte comercial.

Finalmente, na Amazônia brasileira quem manda é o brasileiro !! sobre o debate e as manifestações do meio ambiente ou do desastre causado no mundo pelos países consumidores de todas as madeiras, sejam de que floresta tenham sido derrubadas, o mundo hipócrita está batendo em porta errada.   

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário