quarta-feira, 8 de julho de 2015

A DESACELERAÇÃO DA ECONOMIA E A ESTATIZAÇÃO

     O nível da atividade econômica é determinado pelo nível de emprego e do total da renda do país. O nível da renda total do país é medido pelo gasto da aquisição de bens e serviços dos consumidores,
em gastos em bens de capital pelos empresários e em bens de consumo e de capital por parte do governo. Ora! As flutuações da atividade econômica correm o risco de, caso haja uma desaceleração da economia sempre defrontar-se com o desemprego e a inflação. Como o Brasil tem uma economia fechada, permite que o governo tenha forte participação  no consumo, com isso a atividade econômica sofre influência pela indução pública. Nos últimos anos com o propósito de acelerar o crescimento o governo implantou uma estratégia inadequada e abusiva com grande incentivo à tomada de crédito e com isso aumentar o consumo e a produção.
     O interesse   político para se manter no poder o atual governo represou e abriu de forma desordenada os preços administrados, desequilibrando a manutenção do nível da renda nacional. O desemprego e a inflação emergiram pressionando as contas públicas e forçando o governo a usar de medidas emergenciais. Entendo que somente com a menor interferência do governo na atividade econômica e com o fortalecimento do nível de emprego a renda total do país  poderá conter o alto custo social que a recessão provocada domesticamente causou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário