quarta-feira, 22 de julho de 2015

A ORIGEM DA CRISE-II

    Devemos repudiar qualquer constituição que estabeleça vantagens pródigas para aqueles que vivem nas sombras do poder, e esses são os mesmos que se encarregam de calcularem com rigor os índices que reajustam o salário a ser pago ao trabalhador, a peça central da aliança que configura a razão de existir a sociedade organizada desde os tempos antigos, desde quando não havia a moeda como elemento de troca.
     O sistema eleitoral do Brasil é inadequado para o processo de desenvolvimento, porque não permite ao eleitor dar sua opinião sobre os projetos de relevância na sua vida, como ocorre em países socialmente desenvolvidos. As decisões no Brasil são com as portas fechadas, acordos são feitos sob sigilo, como a compra de 36 caças de um país que não é um parceiro comercial para que pudéssemos ter poder de barganha, são modelos protótipos sem experiência de voo e que deverão ser equipados com a compra de seus sistemas nos Estados Unidos, são 14 bilhões de reais, quando compramos os Mirages já eram de segunda mão e duraram até hoje. Porque o projeto do trem bala de 35 bilhões de reais ?  Entendo ser melhor para o país uma rede ferroviária de trens velozes e modernos com tarifas mais sociais, o mistério do problema de transporte de passageiros brasileiro está no lobby permanente das companhias de ônibus. Em Portugal com a chegada dos recursos da União Européia construíram uma enorme rede rodoviária, em seguida fizeram a linha de trem de alta velocidade que tive oportunidade de usar, ligando o norte a Lisboa, é visível o esvaziamento das estradas naquele querido país. Devemos importar esses exemplos para ajudar em nossas decisões. Na área da produção de energia o Brasil parece que usa antolhos, Angra 3 custa em nosso bolso 13 bilhões de reais e a exploração duvidosa do petróleo extraído das camadas abaixo do pré sal no mar é um sistema de custo de produção variável, com alta ameaça ambiental e com preços incompatíveis com o mercado internacional.
     Essas observações nos levam a pensar se não estamos na contra mão do mundo e quem são esses brasileiros que discursam sobre o nosso destino e o nosso futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário