segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

QUAL DEVE SER A MAIOR PREOCUPAÇÃO ?

     Existem duas preocupações no mundo atual, uma diz respeito das garantias que os governos tomam para neutralizar problemas econômicos-financeiros, uma das garantias é o uso das chamadas " Treasurys ", são títulos da dívida soberana do governo dos Estados Unidos, e rolam no mercado financeiro internacional, valor calculado acima de 13 trilhões de dólares. Esses títulos funcionam como uma poupança dos governos para atender dificuldades de caixa em épocas de crises. Os mercados financeiros oscilam sobre as ondas de boatos, crises políticas e guerras, todo tipo de especulações agitam as moedas do mundo, muito dinheiro circula entre os canais desses mercados e dali nunca saem, ou melhor, é a riqueza produzindo riqueza. Nesse mercado virtual o que menos importa é se o clima está gelado ou quente.
     A outra preocupação está no aquecimento do clima terrestre. Admito que não sei qual será o rumo a ser seguido pelo mundo, mas se a primeira preocupação é com a quebra das riquezas, a segunda preocupação é aquela que pode acabar com a vida. Muito tem-se falado, muito tem-se discutido, mas a verdade é que o clima está morrendo e levando com ele a humanidade, a flora, a fauna, os perfumes e as cores da natureza.
     Eu e minha esposa vivemos em uma pequena área dentro da Mata Atlântica no Brasil a mais de 30 anos. Não tocamos em nada, a mata é soberana e o nosso respeito pela natureza revela a grande importância dessa relação para as nossas vidas. Ocorre que a realidade e o procedimento do ser humano não são da mesma forma. A Mata Atlântica desde a década de 70 foi patrocinada com incentivos fiscais para a recuperação da floresta, esse reflorestamento é com o plantio de eucalipto, entendo como um grande engodo para o país. Empresas governamentais fazem a gestão desses projetos, e o que se vê, são pequenos agricultores plantando eucalipto em substituição ao alimento. Os argumentos atribuidos são os seguintes : Diminuição do desmatamento nativo, aproveitamento de terras degradadas, proteção do solo e da água, exploração comercial e sequestro de carbono. Já visitei várias áreas cobertas por eucalipto, o impácto visual e a vivência formou minha opinião de que essa cultura só proteje ao comércio.
     O Brasil tem apresentado nesses foruns propostas de contribuição na luta contra o aquecimento global, todavia quando analisamos os dados da área ocupada pelas culturas da soja e do eucalipto que somam mais de 44 milhões de hectares para uma área total agricultável brasileira de 82 milhões de hectares, fico a imaginar que entre a necessidade da riqueza ou da vida, está o juízo de cada um de nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário