sábado, 23 de julho de 2016

O IDEALISMO ACIMA DAS DOUTRINAS

      A história tem a explicação para todos os debates contemporâneos. Em 1914 Henry Ford deixava para a humanidade a esperança da prosperidade, o trabalhador empregado de Ford tinha o trabalho valorizado, porque era beneficiado na venda do seu trabalho, era adotado a jornada de 8 horas por 5 dólares a hora, abria-se com isso um novo rumo na estrutura econômica e social. Ford era pragmático e de visão socialista, diferentemente de Mark e Lenine, fazia a teoria aplicada, defendia a participação dos operários nos lucros. Ele mesmo dizia que seriam enormes os benefícios para o seu negócio, conforme transferisse parte dos seus lucros para os usuários e os operários dos seus carros. Essa extraordinária mentalidade como empresário, contraria e derrota a doutrina marxista, que prediz quando o proletariado se tornar poderoso, subverterá o sistema de produção.
     As idéias e o desenvolvimento não correm no tempo lado a lado, algumas vezes são divergentes e correm em sentido contrário. Ford imaginava que a nova ordem econômica para o sistema econômico, daria a humanidade uma prosperidade sem limites e o empregado não seria mais propriedade de ninguém. Aquele investidor, iniciou seu império com uma simples oficina no fundo do quintal, jamais pensaria na presença no mundo da indústria robótica e os grandes conglomerados, controladores de estoques e cotações de matérias primas e petróleo.
     O esplendor do nascimento da força dos sindicatos daquele tempo, hoje não existe mais, estão ameaçados de perderem a representatividade política, por causa da inevitável extinção gradativa das profissões e seus efeitos desastrosos sobre a previdência.
     Os problemas inimagináveis do início do século XX, é de que os trabalhadores poderiam perder a liberdade de escolher uma profissão e a propriedade e o valor do seu trabalho, porque o empresário do mundo de hoje prospera com uma indústria que produz robôs e robôs professores de robôs.Então, estejamos preparados para um forte representante sindical. O sindicato dos robôs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário