sábado, 30 de julho de 2016

A FONTE DA MINHA DOUTRINA

     Pelo meu caminho, encontrei os livros e as pessoas que fizeram parte do roteiro da minha história.
     Guardei-os.
     Alguns ainda estão na estante empoeirados, outros vivem intensamente em minha memória e em meu coração.
     A primeira parte, me foi dada pelo berço e colo de uma mulher valente, sem obstáculos que temesse, mãe para cuidar e entregar para o mundo. Pai, auto-didata, carpinteiro, porte soberano, o semblante profundo era a imagem da nobreza humana. Ambos formaram a raiz pião do meu cerne.
     A segunda parte, fui levado por essa herança ao encontro dos professores exemplos de dedicação, os conselheiros olheiros das incertezas, chefes calejados do trabalho e os mestres e as doutrinas. Foram eles que orientaram o significado de amar a terra e a pátria. Responsáveis pelo respeito do uso dos recursos e do equilíbrio e bom senso das reais necessidades humanas. Formaram em mim, mais do que sou capaz, ou melhor, sonhar o tempo todo que a utopia dos homens é possível.
     Por esse caminho de 79 anos de extensão, caminhei firme, apoiado por um cajado que durante 58 anos preencheu as minhas faltas, minhas limitações e fraquezas. Luz que ilumina a minha mente e a compreensão de todas as coisas, energia que me mantém desejando o melhor para a humanidade.
     Amor da minha vida, a minha esposa querida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário