quarta-feira, 15 de novembro de 2017

SALVE A REPÚBLICA DO BRASIL !

     "Não permita Deus que eu morra" antes de ver raiar o sol de um novo dia, e poder respirar o ar, não mais da nostalgia, dos heróis republicanos brasileiros.
     A história dessa República remonta dentro de mim nomes brasileiros que souberam erguer uma nova Nação, deixando apenas os traços monárquicos escritos em livros escolares, sem que no entanto, nenhum sinal revolucionário hostil fosse assinalado. Que desçam dos seus monumentos de mármore e bronze esquecidos pelas praças nacionais, os heróis anônimos ! Foram os senhores Rodrigues Alves, Campos Sales, Prudente de Moraes e Joaquim Nabuco que deram início a trajetória que chegou até nós, nesses dias, pouco republicano.
     Então, diante da aurora desse 15 de novembro de 2017, revivo o pensamento erudito e eloquente do senhor Rui Barbosa, um dos principais fundadores da República, exatamente no momento que comemoramos 128 anos da sorte dessa praia e dessa fonte, esperança da nossa salvação de viver em liberdade.
     "Com a República mudamos de higiene; mas não mudamos de sangue. E os males de sangue não se extirpam radicalmente na primeira geração. A República precisa de ser conservadora, mas conservadora a um tempo, contra o radicalismo e contra o despotismo, contra as utopias revolucionárias e contra as usurpações administrativas. Uma Constituição sobrevivente a provas terríveis, da honra patriótica contra os refugos da monarquia inconsoláveis por não desfrutarem do fôro de príncipes na República, coveiros da realeza elevados a salvadores da democracia".
     Enfim, a emoção da vida vivida neste solo cantado por Castro Alves, é em mim a força de acreditar e sonhar o sonho de Silvio Romero em dezembro de 1900: "Para bem servir a República basta apenas um pouco de boa vontade, de bom senso e de patriotismo". 


Nenhum comentário:

Postar um comentário