terça-feira, 24 de março de 2020

CUIDEMOS DOS IDOSOS E DOS BANCOS !!!

     A crise perigosa para a saúde pública imposta por uma doença altamente contagiosa, tem sido alimentada por uma ameaça direta contra a população idosa do mundo todo. Deixa de ser relevante qualquer motivo de sua origem diante da emergência que desestabiliza os serviços públicos e de forma mais impactante o nível de equilíbrio da correlação do  sistema produtivo e a segurança financeira dos orçamentos públicos e privados.
     O governo brasileiro foi pego quando se preparava em equilibrar suas contas e engendrar medidas de "arranco" na economia. Uma tendência de diminuição sistemática dos juros tirava uma fatia da receita bancária e transferia para a amortização da despesas de juros da dívida pública.
     Acredito que ocorre um acidente de percurso classificado como "a mão oculta", chega com total imprevisibilidade quando os bancos são credores da dívida pública em mais de 50% por intermédio dos fundos de investimentos de previdência e privados e precisando honrar a remuneração dos cotistas.
     A grande dificuldade da programação financeira em situações inéditas é em ajudar mais o sistema do que o particular. Porque é através dos bancos que os poupadores do exterior depositam suas poupanças e a vida empresarial se sustenta para gerar empregos e arrecadação fiscal e por desdobramento fortalecer as contas da previdência.
     Se em uma crise de repercussão mundial, o sistema bancário quebrar, quebrará a espinha dorsal da economia. O banco é a coronária que alimenta tudo o que produzimos e consumimos.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário