quarta-feira, 14 de outubro de 2020

O DESENVOLVIMENTO CONTROVERTÍVEL

Quando se pensa em desenvolvimento vinculamos naturalmente o desejo de se descobrir a natureza e as causas da pobreza. Talvez apressamos a ideia de que sempre foi seguido o mesmo caminho para o desenvolvimento, como um quadro homogêneo, na interpretação de conceitos ou de modelos alternativos, sem considerarmos contudo a observação das circunstâncias políticas de cada época.

Foram necessários mais de cem anos para que os atuais países desenvolvidos alcançassem o estágio definitivo de desenvolvimento. Os fundamentos ortodoxos utilizados nessa conquista continuam os mesmos desde o tempo dos Estados Sacrais do Oriente aos Estados contemporâneos. Nesse caso, prevaleceram as mesmas bases políticas do movimento geopolítico concentrado na Europa.

Por ser um tema insidioso, teríamos que considerar a conquista do desenvolvimento como um processo solidário, sem que isoladamente não se pudesse fazer essa travessia intransponível. O medo por entre as economias dos países ricos afeta diretamente os investimentos fora da segurança técnica formada pela correlação capital e produção. E nesse ponto começa a insuperável barreira para os atuais postulantes ao desenvolvimento.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário