sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

QUAL SERÁ A VACINA PARA ACABAR COM O DESEMPREGO ?

 Naturalmente, respeitando as controvérsias, devo atentar para o emprego como a maior das ameaças ao equilíbrio da ordem social e econômica no mundo. 

A sensação é de empobrecimento das famílias, basicamente porque a massa salarial não sofre mais a ação pendular nas alterações dos níveis do emprego. Mesmo que ocorra um crescimento significativo no contingente da mão de obra, a variação anual do rendimento médio real não é traduzida por um cociente de ganhos atraentes para o trabalhador.

Atravessamos uma era marcada pela redução da idade ativa, de mais dificuldades nas aptidões técnicas de emprego, maiores despesas previdenciárias e consequentemente maiores impostos. Os países industrializados do bloco europeu, como exemplo, nos últimos 30 anos recrutaram a força de trabalho jovem dos países pobres. Aqueles países que exportaram seus jovens tiveram um efeito colateral extremamente negativo em sua pirâmide demográfica, o perfil que há 30 anos era de 40 idosos em cada 100 jovens, passou para 130 idosos em cada 100 jovens.

Qual deve ser o destino da base política existente no mundo??? Se as diferentes correntes ideológicas se recusam a admitir que não são puras e que uma terceira deve nascer na soma de suas sínteses, não por uma neologia, mais sim pelo reflexo da vida atual e da latência do desiquilíbrio.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário