terça-feira, 29 de dezembro de 2020

SERÃO NECESSÁRIOS MAIS MIL ANOS ?!!!!

 Em qual quê consiste a derrota da civilização moderna diante da pobreza ?

Santo Tomás de Aquino em 1270 na Idade Média, estudava os padrões de comportamento justos da economia, suas regras e preceitos para uma condução correta na divisão da riqueza. Seis séculos mais adiante, na virada do século XIX, Alfred Marshall também estudava o que considerava o maior problema da sua época: A POBREZA !!! Questionava, para sorte nossa, se a ciência da economia seria um estudo da riqueza ou um estudo do homem. Sorte nossa, por se manter acessa a esperança, como ele próprio dizia, de que algum dia a pobreza poderia ser extinta.

Como o tempo escorre rapidamente por entre os dedos da humanidade, aproximamos de mil anos depois de Aquino e a pobreza ainda si quer foi atingida na sua alça mais elementar. Isto é, o mundo mantém inalterável a progressão positiva do alargamento da distribuição entre a riqueza e a pobreza.

A usura não é filha do capitalismo, nem embrionária de qualquer fundamento do capital, ela é produto da ganância. Na lingua espanhola o juros é denominado por "ganâncias". Parte daí que enquanto a mentalidade humana não for justa com ela mesma, ainda que passem mais mil anos, estaremos falando da pobreza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário