quarta-feira, 18 de maio de 2016

SÓ O EMPREGO SALVA A HUMANIDADE

     Quem está empregado hoje pelo mundo afora, não deve confiar em sua estabilidade. Como posso escrever sobre o emprego na economia atual e ter que ser otimista, enquanto os indicadores gerais do mundo confirmam o contrário. Os dados fornecidos sobre taxas de desemprego mundial, são geralmente difusos, porém, as tendencias demonstradas estatisticamente, exige uma visão mais cautelosa e preocupante. Os índices de desemprego entre as 10 maiores economias representam em números aproximados, 50 milhões de trabalhadores, que trazem consigo, em média, mais 2 dependentes, assim podemos considerar que existem hoje 150 milhões de pessoas angustiadas e preocupadas com seus dias, trata-se apenas, de 10 países líderes da economia mundial.
     Mais preocupante ainda, é a visão em 25 anos do desempenho da atividade econômica mundial, a população economicamente ativa, ou seja, a força de trabalho no mundo, caiu de 66% para 63%, essa tendência, tem a meu ver, forte correlação com a concorrência da automação e com a mão de obra robótica, fatores modernos de produção, responsáveis pela melhoria da produtividade e maiores ganhos de seus proprietários.
     É provável que estejamos passando por mais uma fase pós revolução industrial, ou melhor, revolução tecnológica. A estimativa de pessoas empregadas no mundo, segundo a Organização internacional do trabalho ( OIT ) é de 1,5 bilhões. Ora, isso representa 21% da população mundial, menos de 1 pessoa para sustentar mais 4 pessoas, estimá-se também, em 200 milhões de desempregados em todo o mundo, seguindo o mesmo raciocínio, são 1 bilhão de pessoas amarguradas e preocupadas com seus dias. Enfim, podemos, dessa forma, afirmar que vivemos em um planeta subdesenvolvido, se olharmos com mais atenção o que ocorre ao nosso redor, não há como questionar essa triste realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário