domingo, 1 de maio de 2016

O SALÁRIO NÃO DURA 30 DIAS

     A teoria quantitativa da moeda quer dizer que o salário deve girar em velocidade várias vezes num mesmo período de tempo, para que os preços sejam mantidos pela oferta sustentada com a maior produção de bens e serviços. Na prática ou na realidade da capacidade do salário de atender todas as necessidades...acabou. A renda pessoal não disponibiliza condições de poupança e de girar como moeda dentro do sistema financeiro, o custeio pessoal utiliza a moeda virtual como forma de financiamento do salário, com isso acumula o déficit e o endividamento futuro. O mercado de capitais funciona com base nos aportes de investidores especulativos, e as aplicações no mercado financeiro como são balizadas por títulos públicos se tornam a única opção do pequeno investidor. Historicamente, as crises econômicas ou as mudanças dos sistemas produtivos com o avanço tecnológico buscam saídas sempre pela articulação política dos níveis salariais, ou por movimentos de demissões e admissões capazes de promoverem vantagens com encargos.
     Com efeito, o salário perdeu a capacidade de gerar poupança e consequentemente, financiar o investimento público e privado.
     Somente com reformas estruturais legítimas o trabalhador será capaz de ter mais justiça remuneratória. Os trabalhadores da Europa que recebem o menor salário mínimo, recebem ainda assim, 4 vezes mais que o salário mínimo do trabalhador brasileiro. Acredito que essa diferença, será gradualmente reduzida com reformas trabalhistas, previdenciárias, e principalmente com um crescimento econômico consciente em seus fundamentos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário