sábado, 18 de junho de 2016

É NA ESCOLA QUE NASCE O DESENVOLVIMENTO

     As decisões políticas são responsáveis por tudo que representa avanço ou atraso na conquista do desenvolvimento. Os recentes estudos da ONU alertam para a América Latina, salientando o fato da queda do nível de desenvolvimento humano, e isso tenha anulado as conquistas nos últimos anos a favor das classes mais pobres dessa região. A responsabilidade política nunca é assumida pelos governos, com efeito, as políticas sociais brasileiras adotadas pelos últimos governos, apenas representaram ações filantrópicas financeiras, apregoando uma melhor distribuição de renda no país. Entretanto,os programas sociais brasileiros não tem consistência nos conteúdos visando a educação de base.
     O Brasil tem aproximadamente 188 mil escolas destinadas ao ensino básico, elas são lotadas por um pouco mais de 2 milhões de professores para 48 milhões de alunos matriculados. É extraordinário e assustador, imaginar que 24% de uma população, são jovens na busca sofrida, por uma melhor educação. Um exemplo de conhecimento público, são alunos da 8ª série que encontram dificuldades em ler e escrever, esse problema é refletido no processo de admissão para o ensino superior. O mais grave, é o pouco caso atribuído sobre os salários dos professores, como pode haver motivação sem a correspondente valorização da mais nobre das profissões.
     Não existe outro modelo para desenvolver um povo, quantas gerações se perdem ao caminho das escolas vazias do pensamento pedagógico, vazias dos alvoreceres da esperança, desprovidas da atenção paterna do Estado. Tenho pena e medo dos jovens, cujos semblantes observo nas minhas caminhadas matinais; pena por uma geração perdida passando diante de mim, e medo pelo futuro perdido.
     Para um povo pobre, enquanto o Estado fornece ajuda financeira, a visão que se tem é de um conforto de consumo, mesmo assim, esse povo continuará pobre. Quando essa ajuda acaba, o nível da pobreza revela a cruel realidade.

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