sexta-feira, 2 de junho de 2017

A ECONOMIA TEM CARTAS MARCADAS

     Até agora apenas o mundo ocidental mantinha as máquinas do capitalismo para as necessidades de um consumismo fundamental na sustentação da vida das multinacionais. As razões do eixo político-  econômico se deslocar geograficamente foram responsáveis pelo crescimento econômico da Europa entre 1870 e 1914. A partir de 1945, os Estados Unidos se integra a esse movimento de crescimento, atualmente esse grupo contém outros parceiros de economias desenvolvidas.
     A indagação necessária é: diante desse jogo entre cartadas pesadas, como ficará o terceiro mundo ? Penso que existem razões para afirmar que devemos levar em conta que a produção mundial precisando ser universalmente consumida, se transformou em uma força capaz de derrubar as resistências dos regimes fechados, abrindo os portos do mundo inteiro para a entrada de novos  investimentos e das transações comercias dos grandes conglomerados.
     Está nascendo uma nova era da economia mundial, com a entrada de um consumo reprimido e represado por uma população de 2/3 dos habitantes do planeta. É essa população que está mudando as rotas comerciais. É uma conjuntura que está diante do desafio de suportar um consumo dobrado e esperar o que poderá acontecer quando esse processo de exploração dos recursos naturais estiverem esgotados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário