sexta-feira, 1 de setembro de 2017

O MUNDO ANDA COM O PETRÓLEO...AINDA.

     No início da década de 70 do século passado, em sala de aula, eu preconizava o futuro dos países árabes produtores de petróleo com um uso imoderado da ênfase, dizia então: Os árabes poderão um dia tomar petróleo de caneca. Não cabia no vaticínio menosprezar a inteligência e muito menos a sabedoria milenar dos árabes, cabia sim um faro da teoria dos ciclos e da incapacidade do Ser Humano de ficar parado.
     Não demorou muito para que os órgãos não governamentais, defensores do meio ambiente, levantassem a questão sobre os danos da energia fóssil, ainda não havia a globalização da internet e a concorrência das fontes limpas de energia. Convém lembrar que os países não produtores naquela década tinham em suas contas de importação um elevado peso de ponderação por esse produto, exigindo enormes volumes de comércio que comprometiam o equilíbrio da balança comercial.
     Era inevitável a partir de então, que o mundo econômico sustentado por políticas que tendiam a acompanhar a opinião pública mundial, partiria para os projetos de inovação tecnológica, quase como impossível é se imaginar a velocidade da mudança da civilização em tão pouco tempo ?! 47 anos !. Só posso acreditar é que o Ser Humano questiona a sua vida hoje, como nunca. Enfim, essa é a esperança pela nossa salvação... o questionamento.
     O petróleo é batizado apropriadamente como "ouro negro" e graças a ele as 3 maiores poupanças do mundo são provenientes exclusivamente do comércio com o petróleo, elas ultrapassam em média a 53% do PIB desses 3 países. A questão para ser resolvida é o que deve ser feito com essa riqueza guardada por poucos em benefício da sociedade mundial.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário