sábado, 26 de maio de 2018

A DECISÃO ERRADA DE CINQUENTA ANOS ATRÁS

     Quando em dezembro de 2014 em uma das primeiras postagens apresentava um quadro da estrutura do setor de transporte de 5 grandes economias comparadas com o transporte no Brasil, com base na publicação de dados de 1970 no Statistical year book da ONU, estava naquela oportunidade alertando, em verdade, o atraso e o caminho errado da estratégia do desenvolvimento adotada pelos governos brasileiros nessa área. Ao adotar para um país de espaços continentais uma economia de produção de commodities baseada unicamente no transporte rodoviário com a agravante da dependência externa de um combustível de elevado custo, no caso do pré sal, e diante de um mercado internacional de cartel caracterizado pela volatilidade.

            Estrutura do setor transporte-década de 70 (em%) -Fonte: ONU
       
          País             Rodoviário    Ferroviário    Hidroviário
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       Alemanha            18                  53                   29
       EUA                    25                  50                   25
       França                 28                  55                   17
       Japão                  20                   38                   42
       Rússia                  4                   83                    13
       Brasil                  83                    5                    12
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       Brasil                  75.9                 5,4                 12,
      Fonte: Fundação Dom Cabral 2018
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     A Fundação Dom Cabral publicou a divisão modal dos serviços utilizados pelas empresas embarcadoras brasileiras,  observamos a extraordinária concordância com os dados de 1970 do Brasil. Esse quadro  dispensa por si só qualquer comentário, todavia, a comparação com a estrutura da Russia, um país com a maior produção e refino de petróleo mundial e a manutenção após 50 anos da mesma estrutura brasileira no setor, justifica todas as crises até agora e futuras se o país continuar fechado para o mundo. 
     
     

   

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