Quando em dezembro de 2014 em uma das primeiras postagens apresentava um quadro da estrutura do setor de transporte de 5 grandes economias comparadas com o transporte no Brasil, com base na publicação de dados de 1970 no Statistical year book da ONU, estava naquela oportunidade alertando, em verdade, o atraso e o caminho errado da estratégia do desenvolvimento adotada pelos governos brasileiros nessa área. Ao adotar para um país de espaços continentais uma economia de produção de commodities baseada unicamente no transporte rodoviário com a agravante da dependência externa de um combustível de elevado custo, no caso do pré sal, e diante de um mercado internacional de cartel caracterizado pela volatilidade.
Estrutura do setor transporte-década de 70 (em%) -Fonte: ONU
País Rodoviário Ferroviário Hidroviário
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Alemanha 18 53 29
EUA 25 50 25
França 28 55 17
Japão 20 38 42
Rússia 4 83 13
Brasil 83 5 12
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Brasil 75.9 5,4 12,
Fonte: Fundação Dom Cabral 2018
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A Fundação Dom Cabral publicou a divisão modal dos serviços utilizados pelas empresas embarcadoras brasileiras, observamos a extraordinária concordância com os dados de 1970 do Brasil. Esse quadro dispensa por si só qualquer comentário, todavia, a comparação com a estrutura da Russia, um país com a maior produção e refino de petróleo mundial e a manutenção após 50 anos da mesma estrutura brasileira no setor, justifica todas as crises até agora e futuras se o país continuar fechado para o mundo.
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