sábado, 5 de maio de 2018

A MÃO DE OBRA BARATA É UM GRANDE NEGÓCIO

     A esperteza no mundo dos negócios e da economia vivem a farejar os melhores caminhos para fixarem a máquina da exploração. O mundo sempre foi assim, a civilização tem 2 caras : uma é aquela que vive questionando a própria existência e a outra é aquela que se mantém escondida atrás da máscara da hipocrisia.
     Os sistemas econômicos que acompanham a nossa história, mesmo tendo sido criados por nós, foram forjados com o espectro da impessoalidade, governado pelo desejo e escravo de si mesmo. Foi assim que surgiu o sentimento determinante das doutrinas, todas elas entretanto, encobertadas pela mesma máscara. Por acaso o mergulho profundo do capitalismo na vida chinesa e no leste asiático obedeceu alguma doutrina ou ideologia que não estivessem coordenadas com o desejo de enriquecimento ? Por acaso também teria o sentido de ir ao encontro dos princípios do trabalho marxista a produção industrial adotada nos países comunistas ?
     Tiremos a máscara, e a realidade mostrará a máquina da exploração oportunista da mão de obra barata e desesperada por ganhar com seu trabalho o mínimo para continuar a sua sobrevivência, é uma maneira de tarimbar com dúvidas  a importância da manufatura e ao mesmo tempo escraviza-la.
     A esperança que parece escorrer entre os dedos das mãos do trabalhador da África Subsaariana é a mesma do mundo inteiro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário