sexta-feira, 11 de maio de 2018

"ESSA INTRATÁVEL BESTA SELVAGEM, O POLÍTICO"

     Poderíamos considerar uma expressão profética do início do século XX feito por Joseph Schumpeter, economista austríaco construtor de fundamentos da ciência econômica, pensador e professor.
     O mundo da política que comandava a economia mundial daquela época mais parecia um ensaio se compararmos com a conjuntura atual. O lucro normal do sistema produtivo da economia moderna não existe, não existe qualquer parâmetro para que se estabeleça a justiça do lucro. Não existe também a procura de uma política que atente para a concorrência perfeita, e os acordos ficaram dentro das retóricas de seus políticos signatários.
     Como o processo político é coisa de políticos, e como é a política a única forma de se organizar a sociedade, seja lá da mais pobre até a mais rica, ela jamais será inepta,porque uma substitui a outra, e os políticos se revezam nos abraços pegajosos entre tramas unilaterais empurrando todas as negociações embasadas nos mais criteriosos estudos e previsões para o ralo, onde moram os desalentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário