quarta-feira, 6 de junho de 2018

A TEORIA ESTÁ NUMA PRATILHEIRA EMPOEIRADA

     Ficamos até hoje na escolha de uma doutrina que pudesse desenvolver o mundo por igual, desde o sistema da troca de mercadorias uma a uma até aos conglomerados que hoje se unem no setor da química dos defensivos agrícolas. Se no passado os negócios, ou melhor, a economia podia ser interpretada pelas escolas, ou pelos tratados dos mestres, tínhamos então uma cultura acadêmica para entender o processo do sistema econômico da época. Porém, o mundo mudou !
     Para mim, um exemplo basta: O Brasil tem sua economia calçada no setor agrícola, essa atividade tem um caráter absoluto no resultado financeiro que satisfaz as necessidades do orçamento primário do governo e o enriquecimento de alguns grupos familiares. A função social dessa produção está descartada pela presença de uma tecnologia de ponta de elevado custo, além é claro, de afugentar a mão de obra humana para as periferias das grandes cidades.
     Quais os parâmetros de uma oferta e procura de uma produção agrícola totalmente industrializada vinte e quatro horas e de um mercado que funciona na medida da variação cambial das moedas e não das necessidades de consumo dos produtos agrícolas. O pior é que o mercado interno absorve todos os efeitos desse sistema sem que haja interesse oficial na interferência regulatória. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário