sábado, 16 de junho de 2018

UM MUNDO DESEMPREGADO

     Existe uma acentuada corrente pela atividade informal, é um fenômeno muito mais sério do que uma rápida avaliação possa explicar, porque isso é uma onda que percorre o mundo desde o início do século passado, desde a primeira revolução industrial, ela tem deixado no tempo um rastro irrecuperável de desemprego. Só nos Estados Unidos, nos últimos 40 anos foram extintas presumivelmente mais de 20 milhões de atividades profissionais que requeriam o uso do trabalho manual.
     Marx e  Engels deixaram um legado conceitual que justificaria enormemente a recente greve dos caminhoneiros no Brasil causando grande transtorno e prejuízo para o sistema de abastecimento. Eles acreditavam que os conflitos das classes operárias seriam importantes na valorização do proletariado ao longo do tempo.
     Estavam enganados.
     Mesmo esses mestres do pensamento econômico não imaginavam, alem da teoria extraída da contemporaneidade dos agentes, até que ponto a ciência da automação e da robótica destruiriam como carrascos as teorias socialistas. O que significaria a noção de produtividade ? Infelizmente, mais uma greve operária, como a dos caminhoneiros brasileiros apenas servirá como alerta na necessidade de substituição desse modal. O emprego não será considerado, provavelmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário