segunda-feira, 4 de junho de 2018

PROTECIONISMO LEGAL DE TRUMP

     Nada  mais é do que uma continuidade desde que as nações do mundo inteiro inauguraram o livre comércio depois das Guerras Napoleônicas. A expansão do comércio mundial, devemos reconhecer, tiveram suas raízes na Inglaterra na formação dos mercados de hoje. Já naquela época, discutia-se as tarifas abusivas e os subsídios nas exportações, era muito comum a tributação de uma forma quase geral em todas as mercadorias negociadas.
     O comércio internacional a partir do século XIX toma uma dimensão democratizada com a diminuição das barreiras tarifárias dando oportunidade para que os países pudessem participar em todas as transações comerciais. Contudo, esse processo permitiu que novas froteiras fossem abertas e com elas novas lideranças.
     Portanto, não é de hoje que a batalha por tarifas faz parte do sistema do comércio internacional. Cada país procura defender sua economia e a sustentação de uma política que favoreça a geração de empregos. Não existe a meu ver, nada de errado nos países que lutam em defesa de seus interesses nacionais. É uma lei natural.
     A única solução é o poder de barganha dentro das negociações.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário