quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

A AMAZÔNIA E A NOSSA HIPOCRISIA

     Como podemos acreditar em uma indústria madeireira sustentável e extrativa de madeira certificada, quantas centenas de anos serão necessárias para a recuperação das matas virgens. São enormes investimentos em bens de capital introduzidos na selva, com alta tecnologia, para que a madeira seja transportada serrada e não mais em toras. É um negócio de altíssima rentabilidade, quando é vendido o metro cúbico de madeira tipo A, madeira que não tem dono, mais ela é nossa ! 
     Pertence ao povo brasileiro que cede ao mundo seus benefícios. Contudo ela é cortada de graça para chegar na Europa ou nos Estados Unidos a um preço de mercado acima de 15 mil dólares o metro cúbico.
    À quem interessa isso ?
     Dentro da Amazônia de seus 25 milhões de habitantes, 62% são urbanos, logo o restante depende dela para sobreviver; seja pelo extrativismo mantido por pequenas associações, ou então através dos mil e duzentos garimpos de ouro clandestinos ou dos empregos oferecidos pelas mineradoras estrangeiras.
     A Amazônia é isso !
     A comédia e a tragédia da antiga arte grega. Sorrimos e choramos por ela, e, em cada pedaço da sua madeira que está por todos os nossos lados, está a sua história. Vida ou morte.
     Depende de nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário