domingo, 22 de setembro de 2019

O CONSUMO COMPULSIVO DO MUNDO

     Esse é o problema a ser resolvido para combater os desastres climáticos!!!!!
     A necessidade de consumo dos elementos essenciais da natureza colocará por terra qualquer política de sustentabilidade, isso porque existe um jogo entre a proteção do meio ambiente e a forma moderna de viver.
     Se avaliarmos alguns dados oficiais macroeconômicos, a conclusão óbvia será que, afinal de contas, a evolução de todo o sistema mundial produtivo só foi possível, devido ao crescimento de uma cultura promovida de consumo. Os 15 maiores produtores de petróleo são os 15 maiores consumidores. Quase 80% das necessidades enérgicas do europeu são atendidas com recurso do petróleo, gás e carvão; um único europeu consome 27 megawatt/hora; o consumo de água mundial variou de 580 km3 em 1900 para 3800 km3 em 2018 de água doce, sendo que 70% é destinada para a irrigação, segundo a FAO.
     Por outro lado, a produção de grãos brasileira em 50 anos passou de 38 para 236 milhões de toneladas, em 2016 estima-se que foram enviados para o exterior, algo em torno de 112 trilhões de litros de água do solo brasileiro dentro dos grãos de soja exportados. O que significa um débito real da capacidade hídrica desse recurso vital em troca de uma falácia de desenvolvimento sustentável, prevalente para o discurso que domina o poder econômico esperando que em 2050 tudo esteja como hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário