sexta-feira, 20 de setembro de 2019

PROTESTAR, É TRANSFERIR RESPONSABILIDADE

     Se a grande massa de jovens mundial está protestando contra o sistema produtivo que sustenta ela própria, qual deveria ser então a sua contribuição no sentido de contermos o desastre climático que já começou ?
     Ela precisa saber que há muito tempo a FAO vem alertando sobre o consumo desenfreado de todos os recursos naturais. Se desconhece isso nesse mundo conectado, errou por omissão. Essa Organização em 2015 relatou que a produção agrícola mundial havia triplicado em 50 anos e que apenas 25% se destinava ao consumo humano, e que quase 1 bilhão de pessoas estavam subnutridas.
     Não há como negar o êxodo dos jovens, fugindo do campo para as grandes metrópoles, apenas no Brasil nos últimos 50 anos a população urbana cresceu perto de 6 vezes. E devemos concordar que isso não é um fenômeno exclusivo brasileiro.
     A água está acabando, e no entanto, o consumo de proteína animal e a produção industrial mantém seus focos na manutenção dos rendimentos e na exploração das faixas etárias mais jovens.
     A minha angústia  é muito velha, minhas reflexões me conduziram para o único caminho cujo desafio é a coragem de retrocedermos.
     Qualquer outra opção, mesmo que estabelecendo metas e prazos,   será remediar enquanto o fim não chega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário