sábado, 5 de janeiro de 2019

A EUROPA DEPENDE DO MERCOSUL

     Os líderes da Alemanha e da França tentam barganhar entre o Mercosul e a União Europeia, alegando o Acordo de Paris sobre o aquecimento global; o resultado das eleições no Brasil seria um dos motivos de pressão para a conclusão do fechamento do acordo comercial. A América do Sul tem um forte crescimento de commodities primários, e a Europa sabe disso e não pode prescindir desse mercado que ainda está longe de alcançar sua maturidade econômica.
     Faz parte da história europeia o caráter soberbo,mas, de indisfarçável insegurança política. O continente persegue as soluções para os conflitos sociais causados pela insatisfação da fraca capacidade da renda do trabalhador diante da pressão do alto custo de vida. Seus líderes estão perdendo a oportunidade de acalmarem os tumultos parisienses, oferecendo uma oferta de consumo dada pelo Mercosul, que tem a vocação para o setor primário.
     Não é hora de se fazer blefe contra o futuro garantido de um continente que já não precisa de mais nada para se fazer presente no mundo.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário