domingo, 13 de janeiro de 2019

O MERCADO DE AÇÕES E O NEVOEIRO GLOBAL

     Já houve época que investir em ações, pessoa física, os indicadores financeiros de mercado eram  mais previsíveis. Como exemplo, as empresas divulgavam seus patrimônios líquidos, e com eles podíamos avaliar os valores das ações, esse indicador atualmente, no meu entender, sofre com a insegurança de previsibilidade das taxas de juros de longo prazo.
     O mercado de ações americano (Dow Jones) transfere para os mercados, como um todo, um passo de espera. É preciso saber que as taxas de juros americano balizam o mercado internacional, e sobre isso, seria uma catástrofe mundial o aumento de 2 pontos percentuais nos juros americano. As ações na zona do euro não se recuperaram desde a crise de 2008, mesmo com o aporte do Banco Central Europeu perto de 3 trilhões de euros à economia europeia.
     A expectativa de que a economia americana tenha chegado a um patamar de pleno emprego, sinaliza uma eventual política monetária mais restritiva. A questão americana/chinesa, vejo como um jogo de cartas combinadas, pois o envolvimento a que chegaram as duas economias, qualquer conclusão será precipitada. Esse nevoeiro ainda continua se expandindo em meus textos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário