quarta-feira, 30 de setembro de 2015

UM VILÃO CHAMADO 'OURO NEGRO'

     Para aqueles que se preocupam com as gerações futuras, o perigo está na forma de encarar e agir contra a exploração mundial do petróleo, é um vilão admirado pelo mundo consumidor, e o que é pior, sabemos que ele é um predador e que nós somos suas presas.
     É com o aliciamento do conforto e da solução imediata que o mundo está submisso ao império desse "ouro negro", basta citar que 8 trilhões de barris estão localizados no Oriente Médio, Rússia e no Mar Cáspio. Como existe o restante de estoques mundial e se o petróleo até hoje só foi explorado em  1/3 do planeta é com absoluta visão,  que a idade me permite, acreditar que no futuro todo esse potencial será jogado na atmosfera de todas as crianças que estão por nascer.
     Os povos são aliciados pelos governos, por isso compreende-se porque mais de 50% da produção do petróleo mundial é estatal. E por causa do Estado em 1970 a estrutura do setor de transporte no Brasil era completamente liderado pelo sistema rodoviário com 80% de participação, e esse aliciamento permitiu que após 45 anos ainda encontrássemos esse predador engarrafando nossas cidades e enfileirando o transporte de cargas nas estradas.
     No âmbito mundial para aonde vai o dinheiro do petróleo que é afinal de contas a razão "petra" desse mercado ? Para os Bancos europeus e americanos e Fundos  financeiros que financiam a escassez de capital para o desenvolvimento dos países pobres. Se esse desenvolvimento não ocorrer por razões políticas ou criminosas, restarão as dívidas e a sustentação necessária da condição de sub-desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário